Amar Cura


Meninas usuárias de drogas e entorpecentes de todas as idades.

O Ministério da Justiça em parceria com a Fiocruz divulgou que no Brasil tem mais de 370 mil usuários regulares de crack, ou outros derivados de cocaína (como pasta-base, merla e oxi) nas capitais do Brasil e 13% delas – cerca de 50 mil – são crianças e adolescentes. O uso de drogas, na maioria das vezes é acompanhado de violência física e/ou sexual, abandono familiar, vulnerabilidade social e pobreza extrema. Com o objetivo de combater o uso de drogas e proporcionar o atendimento médico necessário, pretendemos disseminar informações sobre os risco do uso de drogas, e promover atividades de geração de renda e inclusão social das beneficiárias e seus familiares.

Temos como objetivo conseguir o apoio para custear os medicamentos e internação em clínicas especializadas de tratamento ao usuário de drogas; prevenir e combater a violência infantil, a fome, a marginalização e o abandono familiar, apoiar o fortalecimento do vínculo afetivo familiar; contribuir para o aumento da qualidade de vida; possibilitar atividades voltadas para a inclusão social das crianças e adolescentes atendidas; promover o acesso à informação sobre o risco do uso de drogas e entorpecentes, através de palestras, seminários, reuniões que promovam a troca de experiência e o acesso à informação; combater o preconceito social contra as pessoas ex-usuárias de drogas e atividades de geração de renda.

A seleção das beneficiárias é através de busca ativa, demanda espontânea, articulando-se com a rede social. O conjunto das ações garante o caráter continuado e permanente.